Pular para o conteúdo principal

Jacobina, Capim Grosso, Mairi, Várzea da Roça e mais 40 municípios serão beneficiados com a implantação do Canal do Sertão Baiano

O deputado federal José Carlos Aleluia conseguiu um importante avanço para o projeto do Canal do Sertão Baiano. Convenceu a bancada baiana da Câmara dos Deputados a destinar uma emenda parlamentar para o avanço do projeto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Essa é a segunda emenda conquistada pelo deputado para o projeto que vai garantir segurança hídrica para 44 municípios que abrangem uma população de 1,5 milhão de baianos. Em dezembro de 2016, Aleluia já havia conseguido recursos da ordem de R$ 15 milhões, com destinação à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para a elaboração do projeto básico.

“O mais importante foi conscientizar todos os 39 deputados baianos da relevância do projeto para cidades como Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Campo Formoso, Riachão do Jacuípe e Sobradinho. É um projeto da maior importância que deve unir governo e oposição nessa luta. Será a maior obra estruturante de segurança hídrica do estado dos últimos 10 anos”, comemorou o deputado.
A emenda destinada novamente à Codevasf deverá concluir a elaboração do projeto básico.

Conheça o canal:
Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano é um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco, que tem por finalidade reforçar o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris.

Ao todo, 44 municípios serão beneficiados com a obra que também assegura a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação, e não apenas os atuais cinco mil hectares. “É importante ressaltar que não estamos apenas assegurando o abastecimento humano, mas criando condições de desenvolvimento social e econômico de uma região massacrada pela seca. O legado dessa obra para a região pode ser determinante para o futuro de todo o estado”, comemorou Aleluia.

Confira a lista das cidades que serão impactadas pelo projeto:
Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguari, Miguel Calmon, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Santaluz, São Domingos, Valente, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Candeal, Capela do Alto, Alegre, Gavião, Ichu, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Tapiramutá, Saúde, Uauá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Sobradinho e Juazeiro.

Fonte: VR14

Comentários