Pular para o conteúdo principal

Rede Record fez denúncia grave contra a Globo, mas comete erro

A Rede Record exibiu na noite deste domingo, em horário nobre, a prometida “reportagem-bomba” que fora anunciada no site de emissora e imediatamente ganhou expressiva repercussão na internet. A matéria foi feita pelo ex-repórter global Luiz Carlos Azenha e exibida no programa “Domingo Espetacular”, que concorre com o “Fantástico” e o “Programa Silvio Santos”. A denúncia da Record realmente tem substância e atualiza antigas denúncias sobre sonegação tributária da Organização Globo, uma prática que parece institucionalizada nas grandes corporações do país.
Desta vez, a denúncia foi renovada com fundamento em pequena nota publicada na coluna “Radar”, da Veja, editada por Maurício Lima. A informação do colunista dava conta de que a delação do ex-ministro Antonio Palocci comprometia a Globo, e a reportagem de Azenha foi procurando o fio dessa meada.

Empresas de fachada
O mais impressionante da denúncia da Record, que se baseou em investigações da Polícia Federal, foi ter revelado o esquema de empresas-fantasmas montadas no exterior pela Globo para sonegar impostos no alto faturamento obtido com a exclusividade na cobertura das Copas do Mundo.
O repórter Azenha atualizou as antigas denúncias da sonegação de impostos e mostrou como a Rede Globo conseguiu uma saída jurídica, aproveitando-se da aprovação no Congresso da Medida Provisória 783, que aumentou as vantagens para as empresas sonegadoras, que puderam se livrar de 99% das multas e dos juros.
Mas neste ponto, como diriam os geniais compositores Haroldo Barbosa e Luiz Reis (no samba “Notícia de Jornal”, que Chico Buarque regravou), “a notícia carece de exatidão“.  Realmente, na ânsia de incriminar a Globo, a Record acabou extrapolando.
Liberou geral
Na incriminadora matéria, ficou parecendo que a MP foi criada para beneficiar a Globo, mas na verdade favoreceu indistintamente todas as sonegadoras, inclusive empresas pertencentes ao relator da MP na Câmara, deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB-RJ), responsável pela ampliação do perdão às multas e juros.  A ilação foi um exagero da Record, a reportagem já estava explosiva demais, não era necessário extrapolar.
Outra overdose da matéria foi dar a entender que Palocci estava se referindo à Globo quando falou em uma grande empresa de comunicação prestes a falir. Desculpem os colegas da Record (que já estiveram duas vezes em minha casa me entrevistando sobre irregularidades cometidas por Roberto Marinho no caso da TV Paulista), mas esta foi a grande mancada da denúncia. Ao depor, Palocci estava se referindo ao grupo SBT, de Silvio Santos, não estava citando a Rede Globo, altamente superavitária, jamais esteve ameaçada de falência, isso só pode ser Piada do Ano.
Mancada da Record
No depoimento ao juiz Sérgio Moro, Palocci contou o milagre, mas não citou o santo, como se dizia antigamente. Ameaçado com a iminente falência do Banco PanAmericano em 2009, Silvio Santos foi ao Planalto e conseguiu ser salvo  pelo então presidente Lula da Silva, que mandou a Caixa Econômica comprar por R$ 739,2 milhões parte da massa falida do PanAmericano (49% das ações ordinárias e mais 20,69% das ações preferenciais).
Considerando os dois tipos de ações, a Caixapar passou a deter 35,54% do capital total do banco, que só não sofreu intervenção do Banco Central por ter se tornado uma instituição financeira estatal – portanto, imune à falência. Na época, isso deveria ter sido um escândalo enorme, mas a mídia estava silenciada pela generosidade de Lula com a propaganda oficial.
Resumindo: a matéria da Record foi importante, impactante e relevante, mas pecou também pelo exagero. Não é assim que se faz jornalismo.
Nota final do autor da matéria:
Em 2009, eu consegui informações exclusivas sobre o escândalo da estatização do Banco PanAmericano, procurei diversos jornais e revistas, ninguém se interessou. O escândalo é muito pior do que vocês pensam. Depois eu conto, como dizia Ibrahim Sued.
(Carlos Newton – Tribuna da Internet).

Comentários

  1. Olá a todos,

    Quais são suas necessidades financeiras?
    Damos empréstimos de um mínimo de US $ 1.000,00 a um máximo de US $ 10.000.000,00 com duração confortável que varia de 1 a 30 anos a uma taxa de juros muito reduzida de 3%.

    Você precisa de um empréstimo comercial?
    Você precisa de um empréstimo pessoal?
    Você quer comprar um carro?
    Você quer refinanciar?
    Você precisa de um empréstimo de hipoteca?

    Você precisa de um enorme capital para começar sua proposta comercial ou expansão? Você perdeu a esperança e você acha que não há saída, e seus fardos financeiros ainda persistem?
    Não hesite em contactar-nos para uma possível cooperação comercial.

    Entre em contato através do e-mail: hmloans2@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário