Pesquisa feita com jovens que terminaram o ensino
médio mostra que há uma desconexão entre o que é ensinado nas escolas e
os conhecimentos e habilidades exigidos na vida adulta. A pesquisa
Projeto de Vida – O papel da Escola na Vida dos Jovens, da Fundação
Lemann, foi apresentada hoje (8) em seminário que debate a base
curricular nacional comum para a educação básica. A análise dos
resultados mostra que falta aos jovens competências básicas em
comunicação, raciocínio lógico e tecnologia. Também foi constatado que
há dificuldades de interpretar o que leram, de se expressar oralmente e
de construir argumentos consistentes. Além disso, os entrevistados
sentem dificuldades para escrever textos do dia a dia como um e-mail e
enfrentam problemas com a concordância e ortografia.Foram entrevistados
jovens que concluíram o ensino médio – 80% de escolas públicas – que
ingressaram recentemente no mercado de trabalho, na faculdade, além de
professores, empregadores, especialistas em educação e organizações não
governamentais que atuam na formação e orientação de jovens.No campo do
raciocínio lógico, a pesquisa mostra que os jovens não dominam conteúdos
básicos da matemática, têm dificuldades com estimativas de valores, com
cálculos de descontos e reajustes e para ler planilhas e gráficos. Jovens
ouvidos relataram que já erraram ao passar troco a clientes e que
saíram da escola sem noções básicas de informática, o que dificultou a
entrada no mercado de trabalho. “Apesar de extensos, ainda falta aos
currículos conteúdos e habilidades que são essenciais para a vida
adulta”, diz a pesquisa Projeto de Vida.
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